NOSSA HISTÓRIA

O Clube do Blues de Brasília fomenta os gêneros Jazz, Blues e Música Instrumental em Brasília desde 2001, com atividades em diversas localidades de Brasília como bares, teatros, casas de show e arenas montadas para eventos. Os primeiros festivais, em 2004 e 2005, nominados BsB Blues Festival, ocorreram na antiga casa de shows Café Cancun, e tiveram como destaques, o gaitista americano Peter Mad Cat Ruth e o pianista, também americano, Deacon Jones, além de nomes nacionais como Nuno Mindelis, Victor Biglione e Blues Etílicos. Destacaram-se também artistas locais como a Celso Salim, Rafael Coury, Dillo e Oficina Blues, que trouxeram à casa públicos significativos, motivo pelo qual se planejou um festival mais amplo.

Já com o nome República Blues, foram realizadas, em espaços como o Complexo Cultural da República e o Gramado da antiga Funarte, as edições de 2009, 2010, 2011,2013,2018 e 2022 que receberam, em média, um público de 10 mil pessoas. Todas com a característica da franquia do ingresso ao público, do incentivo à produção autoral local, à inserção de atividades formativas gratuitas, e que trouxeram nomes como TM Stevens, Delmar Brown, Cindy Blackman, Stanley Jordan, Armandinho Macedo, Nuno MIndelis, Blues Etílicos, André Christovam, Hermeto Paschoal, entre outros.

Em diversas edições, o República Blues homenageou símbolos e artistas da cidade. em sua identidade visual, como as referências à Ponte JK, na edição de 2009, aos traços de Lúcio Costa, no projeto de Brasília, em 2010, e à obra de Athos Bulcão, em 2011. Em 2022, o projeto fez referência aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, um marco social, cultural e político na história brasileira. Nesta nona edição vem com justa homenagem à Marianne Peretti, falecida em 2022.

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

plugins premium WordPress