Shows são realizados gratuitamente,
Stanley Jordan (USA), considerado um dos instrumentistas mais virtuosos do mundo é o grande nome desta edição. No Line-up do Festival também se destacam Dylan Triplett (USA), Nanda Moura, Irmandade do Blues, Adriano Grineberg, Taryn Szpylman, Sergio Duarte, Mamooth e Nanny Soul & Marcelo Naves, que entre outros, estão entre os 17 artistas programados para se apresentarem no Varandão do Pátio Brasil Shopping.
em nova casa, o Varandão do Pátio Brasil Shopping, ao lado do Setor Hoteleiro Sul.
O Festival República Blues chega à sua 9ª edição nos dias 08, 09 e 10 de setembro de casa nova, mais centralizado, mais acessível e confortável para o público, o Varandão do Pátio Brasil Shopping, local respeitado por sua tradição em eventos culturais e muito querido do público brasiliense.
O maior evento de blues, jazz e música instrumental do Centro-Oeste já foi realizado em ambiente fechado, na antiga casa de shows Café Cancun, ocupou também o Museu da República, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, e o Gramado da antiga Funarte, com grande sucesso de público. Este modo itinerante também tem a função de trazer novos ares, novas sensações visuais e sonoras e uma nova experiência, a cada novo espaço ocupado pelo evento, e o Varandão do Pátio Brasil Shopping tem, com toda certeza, o poder de oferecer uma nova experiencia ao público blueseiro.
A identidade visual desta edição homenageia Marianne Peretti, artista plástica brasileira, considerada a mais importante vitralista do Brasil, e única mulher a integrar a equipe de artistas da construção de Brasília.
A programação da edição 2023 traz atrações diversificadas que vão da guitarra virtuosa de Stanley Jordan, com sua técnica batizada de “touch techinique”, que consiste em utilizar as duas mãos para fazer acordes e linhas melódicas no braço da guitarra, praticamente transformando a guitarra num piano, ao som do prodígio do blues e do soul americano, Dylan Triplett, que aos 22 anos, já foi Vencedor do Blues Music Award de 2023, como melhor Artista Emergente, passando também pela voz única da cantora carioca Taryn Szpilman, pela revelação brasileira do blues feminino, a também carioca Nanda Moura, e pela tradicional banda paulista Irmandade do Blues, que completa este ano 31 anos de carreira, sendo umas das mais conceituadas e respeitadas bandas do gênero no Brasil.
Também marcam presença, direto de São Paulo o pianista Adriano Grineberg, artista que, além do blues, linguagem da qual é um dos maiores conhecedores na América do Sul, traz em seu som as ligações do gênero com o Jazz, Soul, Rock Progressivo e a música eletrônica, assim como a linguagem musical e étnica de lugares como a Índia, país em que já morou, Paquistão, Oriente Médio e Américas. Outras presenças garantidas na programação de 2023 são a do gaitista Sérgio Duarte, que com mais de 30 anos de estrada musical, tem a gaita e a alquimia do blues como grandes diferenciais artísticos, da cantora Nanny Soul, que fez parte da banda do Programa Altas Horas de Serginho Groisman na TV Globo por 5 anos, fez a abertura dos shows dos Rolling Stones no Maracanã e Beira Rio, do Black Sabbath no Morumbi, shows de abertura do Florida Cup (EUA/Jan 17), Lolapalloza 2017 e Rock in Rio 2017, vem acompanhada do gaitista Marcelo Naves, hoje considerado um dos maiores gaitistas de Blues do Brasil. Com seu estilo comparado aos grandes gaitistas de Chicago.
As atrações locais, ponto de honra do festival, serão representadas por nomes como Kiko Peres, apresentando seu trabalho solo instrumental, o quinteto Brazilian Blues Band, com nova formação, a guitarrista Marlene Souza Lima, o gaitista Pablo Fagundes, a revelação da música instrumental Brasiliense, o violinista Tom Suassuna, a hilária Cabaré Blues e o quinteto de Samambaia Haynna e os Verdes.