Shows são realizados gratuitamente,
Festival República Blues realiza 10ª edição dia 09 de agosto,
em reverência ao Centenário de nascimento de B.B. King.
B.B. King: um legado inesquecível
2025 marca os 100 anos de um ícone eterno da música mundial: B.B. King, O Rei do Blues! O maior guitarrista do gênero, conquistou prêmios e feitos que marcaram uma geração.
Riley Ben King nasceu em 1925 no Mississipi, em uma família de poucos recursos. Considerado o maior guitarrista do gênero de sua geração, o músico gravou mais de 50 discos em quase sessenta anos de carreira. Entre seus hits, estão Three O’Clock Blues (seu primeiro grande sucesso), The Thrill Is Gone, Please Love Me. O primeiro troféu Grammy veio em 1971 – no total foram 16. B.B. King tem no blues a mesma fama de Louis Armstrong no jazz e de Ray Charles na soul music.
10ª Edição comemora o Centenário
trazendo a herdeira do Rei à Brasília.
O Festival República Blues desembarca na capital federal para sua 10ª edição, no dia 09 de agosto de 2025, e vem em comemoração ao centenário de B. B. King, trazendo como principal nome a filha do Rei do Blues, Claudette King, que se apresenta com a Bruno Marques Band. Nascida na área da baía de São Francisco, Claudette King, herdou do pai o amor pela música e pelo Blues. Ouvindo rádio e a coleção de discos da mãe, absorveu o canto alegre de notáveis como Aretha Franklin, Chaka Khan, Michael Jackson, Mahalia Jackson e, obviamente a obra do pai a levou a trilhar uma importante carreira no Blues. . Com uma voz poderosa e presença de palco marcante, Claudette já foi indicada ao Grammy Award (2023 e 2024) e ao Blues Music Award, além de integrar o Blues Hall of Fame. Ela e a Bruno Marques Band estão em turnê para celebrar os 100 anos de B.B. King, com repertório de sucessos que marcaram a trajetória do maior nome do blues mundial. Canções como The Thrill Is Gone e Please Love Me fazem parte do repertório.
Guitarras Brasileiras em show inédito

Também marca presença, o show inédito na cidade, com as guitarras de Armandinho Macedo (guitarra baiana) e Eric Assmar (BA).
Armandinho e Eric Assmar se unem para uma apresentação histórica, que mistura rock, blues e frevo com muita improvisação e emoção!
Referência no cenário atual do blues brasileiro, o guitarrista, cantor e compositor baiano Eric Assmar se reúne com o mestre Armandinho Macedo, um dos principais nomes da guitarra no Brasil, autor de grandes sucessos da música popular brasileira, em um show que é uma verdadeira celebração à música e à guitarra! Juntos, Eric e Armandinho representam a união de duas gerações da guitarra brasileira e fazem um repertório que visita rock, frevo, blues e jazz, em um show em que as guitarras elétricas são as grandes protagonistas, com muitas improvisações e interações com o público. O show marca a gravação do novo álbum da dupla e celebra a conexão entre mestres das cordas: o lendário Armandinho e o excepcional Eric Assmar.

Completam o line up, o quinteto Brasiliense Brazilian Blues Band, que lançou seu quarto álbum em novembro último, quando comemorou 30 anos de carreira, e faz um show com canções conhecidas do público brasiliense como Poeira nos Olhos e Cachaça, Fumaça e Rock n’ Roll.

A Cantora, compositora e dançarina de raízes afrodiaspóricas, Laady B, artista que molda um retrato sonoro que ecoa as tradições da música preta brasileira com autenticidade e originalidade. Vinda de uma família sambista, ela segue a linhagem de influências como Alcione e Lauryn Hill, mesclando ancestralidade e modernidade para empoderar mulheres negras por meio de sua arte. Em 28 de setembro de 2024, Laady B foi consagrada como grande vencedora do Brasília Independente 2024,.

Também se apresenta a banda Quinta Essência da cantora Mariana Coelho, conhecida por proporcionar um contato genuíno com a boa música das grandes vozes femininas do rock, blues e do soul. Já são duas décadas onde adquiriram a bagagem necessária que resultou numa nova pegada com músicas autorais inéditas e de forte sonoridade, cheias da energia do rock; a força e elegância do blues e o groove do soul com o tempero do tropicalismo.

O Público que comparecer ao Festival também verá e ouvirá o quarteto Her Jazz. Grupo composto por mulheres musicistas que tocam jazz, criado em Março de 2022, diante da necessidade da representatividade feminina no gênero musical, Her Jaz é um grupo musical que passeia pelo Jazz, soul, blues e música brasileira vocal e instrumental.

Para animar e abrilhantar os intervalos para a troca de palco o Festival traz a Street Band Caramelo Jazz Club – formação musical com sopros, cordas e percussão, que “passeia” pelo meio do público, energizando a plateia. Com Son Andrade ( Percussão) Chicco Oswald ( Sax Baritono) Lucas Sombrio ( Clarinete) Maxell Costa ( Trompete) e Mariana Sardinha ( cavaco) O Caramelo Jazz club leva a musica instrumental com uma proposta de improvisos de brass e a concepção do do jazz e de ritmos brasileiros como Baião, Ijexá, Samba.
A 10ª edição do festival irá celebrar os 100 anos de nascimento do Rei do Blues, B.B. King com um evento realizado no coração de Brasília, com entrada franca na área externa do Âm.Bar no Setor Bancário Sul, apresentando 07 atrações locais, uma nacional e uma internacional.







